20 de janeiro de 2017

Deus Precisa de Profetas*

Ézio Pereira da Silva

"Não havendo profecia, o povo se corrompe..." - Provérbios 29.18a

Resultado de imagem para profeta jonas


Em uma nação que se esquece de Deus, onde o justo é considerado ímpio e os ímpios são tidos por justos; onde os padrões se invertem, Deus precisa de profetas. Israel foi o tipo dessa nação. 1 Sm 3.1; Sl 73.2-9; 94.20-21; Is 5.20; 10.1; Lm 2.9.

Em um país onde todas as camadas da sociedade estão atingidas pela corrupção, idolatria e imoralidade, é necessário que se levantem profetas com o "Assim diz o Senhor...". Deus precisa de profetas.

Deus precisa de jovens profetas à semelhança de...

José, que tenham coragem de correr do pecado e saibam dizer não a uma adúltera refinada, tenham sonhos de Deus e uma palavra sábia para profetizar não só os tempos de vacas gordas, mas também o das vacas magras (Gn 39.7-23; 41.1-57);

Davi, que saibam dizer a um valente, guerreiro e desafiador gigante Golias " ...Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?" (1 Sm 17.26, 45-47;

Natã, que saibam confrontar um rei (poderia ser governador, presidente, pastor, ou quem fosse) culpado de adultério e assassinato: " ...Tu és o homem". Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor...? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher...". (1 Sm 12.7-14);

Samuel, que, mesmo sendo criança, saibam obedecer e declarar, na íntegra, toda a palavra de Deus (1 Sm 3.18); repreender um rei obstinado como Saul, dizendo: " o obedecer é melhor do que o sacrificar... a rebelião é como o pecado de feitiçaria..." (1 Sm 15.22-23), e não deixando de orar pelo povo (1 Sm 12.23);

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que tenham a audácia de dizer a um déspota " ...quanto a isto não necessitamos de te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fofo ardente e das tuas mãos; ó rei. Se não, fique sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste".  E foram livres da fornalha de fogo (Dn 3.16-18);

Micaías, que teve a coragem de dizer a um rei perverso, assassino e mau, como Acabe, que o colocou numa prisão comendo apenas pão e água, tentando conseguir do profeta a garantia de que voltaria de uma guerra são e salvo: "... se voltares em paz, não falou o Senhor, na verdade, por mim." (1 Re 22.27-28);

Isaías, que tenham a coragem de declarar publicamente a uma sociedade religiosa e hipócrita: " ...não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene." (Is 1.13...);
Jeremias, que não se envergonhem de interceder pela sua nação, ao ponto de ir às lágrimas (Jr 14.13, 19-22; 15.1);

Jovem rainha Ester que, mesmo arriscando sua vida, resolveu comparecer perante o temível rei Assuero para interceder pelo seu povo, com essa firme disposição: “ ...se perecer, pereci”. (Et 4.16). Diante do mesmo Assuero denunciou o massacre de toda sua nação que o perverso Hamã, aquele que era o favorito do rei, havia planejado (Ester 7.3-6);

João Batista, que tenham coragem de dizer aos hipócritas fariseus e saduceus: " ...quem vos induziu a fugir da ira vindoura?" (Lc 3.7). E a Herodes, o tetrarca, que ia para a cama com a sua cunhada, mesmo sob pena de ser degolado e perder sua cabeça, o repreendeu e disse: “ ...Não te é lícito possuí-la." (Mt 14.3-12).

Pedro, que saibam dizer a uma população questionadora: “...Jesus, a quem vós traístes, ...negastes, ...matastes" (At 3.13-15); e perante um Sinédrio ameaçador: “...Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos...” (At 4.10); e não intimidado pelas ameaças das autoridades ímpias, bradaram: "...mais importa obedecer a Deus que aos homens" (At 5.29);

Paulo, que, para um governador insensível e corrupto, saibam discorrer sobre a justiça, o juízo vindouro e o domínio próprio (At 24.25);

David Wilkerson, que estejam dispostos a serem surrados e mortos. “Você poderia me picar em mil pedacinhos..., mas cada um deles continuaria gostando de você". Palavra poderosa bastante para salvar Nicky Cruz (Livro: A Cruz e o Punhal).

Deus precisa de...

Jovens moças profetisas que saibam dizer não aos galanteios, elogios e propostas indecentes de jovens atrevidos, audaciosos e moderninhos, que querem apenas tirar proveito de seus corpos físicos;

Jovens rapazes profetas que sejam íntegros de caráter e não se deixem levar pelos encantos físicos e atraentes de moças levianas, rebeldes, irresponsáveis e inconsequentes;

Jovens profetas que não bajulem políticos interesseiros, enganadores e corruptores que, fingindo-se irmãos, dão as suas caras com as suas promessas apenas em épocas de eleições, com o fim de conquistarem os votos de fiéis incautos e desconhecedores da palavra da Deus;

Jovens profetas que não façam comércio com a palavra de Deus. Não mercadejem a mensagem do evangelho em troca de dinheiro, de favores, de posições e outras coisas abomináveis;

Jovens profetas que não preguem uma graça barata, nem submetam o santo nome do Senhor à profanação e à blasfêmia;

Jovens profetas que não amem suas próprias vidas mais do que amam a Deus;
Jovens profetas que sejam a extensão do amor de Deus; e que permitam que ele manifeste seu amor através de suas vidas.

Jovem israelita, considerada desprezível, escrava de Naamã, o siro, que foi o ponto de contato entre o seu senhor e o profeta Eliseu, tornando-se o instrumento de cura e salvação para aquele homem pecador. Os resultados imediatos e visíveis não importam muito, mas sim os eternos.

Deus está procurando jovens com qualidade... "Achei Davi..., homem segundo o meu coração,..." (1 Sm 13.14; At 13.22).

Abra mão dos seus projetos humanos em favor dos projetos de Deus.

Esta não é uma convocação comum; talvez escandalize alguns e torne outros perplexos. Mas, é necessário que se complete o número dos que serão salvos. O que tem de ser realizado poderá muito bem ser desenvolvido enquanto cumprem o chamado do Todo-Poderoso. "Enquanto iam..." (Mt 28.18).

Que os jovens não cuidem apenas dos negócios desta vida. Que se espalhem como formigas de um formigueiro para conquistar almas para Jesus. João Wesley fez grande diferença na Europa e impactou o mundo de sua época. 

Cerca de 100.000 Jovens da Coréia do Sul são exemplos. Em 1995 fizeram um compromisso de se espalharem por toda a face da terra, a fim de alcançarem para Deus, principalmente, seus declarados inimigos: Coréia do Norte e Japão.

Pais, aqui presentes, dediquem seus filhos à nobre causa das missões mundiais. As ministrações deste congresso se aplicam em dois propósitos principais: a) Santidade para viver; b) Unção para testemunhar.

As nações, povos e tribos da terra estão esperando por vocês.

Espalhem-se por todo o mundo a fim de encher a terra com a doutrina de Jesus, como os discípulos encheram Jerusalém nos dias da igreja primitiva (At 5.28).

Normalmente já temos um modelo, um protótipo do que seja a vida dos jovens e adolescentes. Mas Deus está convocando vidas para fazerem a diferença no meio desta atual geração.

Deus quer estender o seu manto profético sobre você, jovem e adolescente. Leia sobre o chamado de Eliseu para ser profeta (sacrificou sua junta de bois) e sua confirmação (pela sua persistência) no arrebatamento de Elias (1Re 19.19-21; 2Re2.1-15).

Os jovens possuem a energia física, disposição e potencial para, cheios do Espírito Santo, cumprirem os desígnios de Deus para esta geração. Os jovens possuem, naturalmente, força e disposição para desafios e aventuras, ainda que, se necessário for, tenham de sofrer.

Normalmente, os jovens são uma classe ousada. Mude o rumo, o alvo de sua ousadia. Em vez de ser ousado para falar gracinhas ou mostrar que é moderno, avançado e extrovertido, mostre sua coragem no serviço a Deus.

Torne-se um adolescente e jovem ousado, como foi Josafá (2 Cr 17.6).

Josias iniciou seu reinado com  8 anos e começou a buscar a Deus aos 16 (2 Cr 34.1-3).

A disposição de Ezequias de buscar ao Senhor (2 Cr 29.10. Ver Esdras 7.10).

A coragem mais forte e maior que um jovem ou uma jovem pode demonstrar é servindo ao Senhor. Aí sim! Ele prova que realmente é corajoso.

Que não sejam como nuvens sem água, participando de movimentos sem sentido, sem razão, sem consistência e sem substância. Que para você o congresso não seja mais um movimento apenas, mas que o trabalho que você está participando dê fruto, seja concretizado em ações específicas e definidas.

Tenham a visão predita por Joel e Pedro “ ...vossos jovens terão visões” (Jl 2.28; At 2.17). Pegue a visão. Que este seja um congresso inesquecível, especialmente para você. Faça o maior e melhor investimento de sua vida. Dedique a sua energia física e gaste seu vigor em favor da evangelização dos povos.

Os que têm frequentado igrejas por não terem outra opção, ou para se aproveitarem de jovens ingênuas... ou nem tanto. Os que são filhos de crentes e que não pensaram, até agora, em um compromisso sério, levantem-se! Deus chama vocês! 

Eventualmente, acontece de existirem situações graves que requerem o nosso posicionamento. Quando esses momentos chegam, a única coisa que não devemos fazer é nos omitirmos, como fez inicialmente o profeta Jonas.

Às vezes, é necessário ficarmos calados. Outras, exigem de nós manifestação verbal e comportamental, como expressões de Deus dirigidas aos homens, através da voz profética.

Talvez você esteja, como Saul, correndo atrás das jumentas de seu pai (1 Sm 9 e 10).

Deus tem algo muito mais importante para você!










* Parte de mensagem que proferi em um Congresso de Jovens das Igrejas de Cristo, em Taguatinga-DF, no ano de 1997. Com ligeiras adaptações.